quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Registro, minha terrinha.

Antes de eu viajar vou fazer um post falando sobre a minha cidade.





Antigo centro de registro do ouro que ia para Portugal, a cidade paulista de Registro, situado no Vale do Ribeira, surgiu como um pequeno povoado à margem do Rio Ribeira de Iguape.

Registro começou a crescer à partir da chegada dos primeiros colonizadores japoneses, em 1913, sendo que neste período era o maior produtor de arroz do Estado de São Paulo. Somente em 30 de Novembro de 1944, Registro emancipou-se de Iguape, tornando-se Município, cujas instalações deu-se em 1º de Janeiro de 1945.

Devido à diversidade cultural e econômica e a concentração populacional, Registro é conhecida como "Capital do vale do Ribeira" e também como "Capital do Chá", em alusão a um dos principais produtos exportados pelo Município, principalmente na década de 1990.

KKKK - Marco da colonização Japonesa em Registro




O Município é oficialmente (conforme Decreto nº 50.652, de 30 de março de 2006) o Marco da Colonização Japonesa no Estado de São Paulo porque teria sido a primeira localidade a receber imigrantes japoneses interessados em investir em produção própria no Estado de São Paulo.



Curiosidades:

O Polo Regional de Registro é responsável por mais de 50% da produção de banana no Estado de São Paulo, que, por sua vez, é o estado que mais produz o fruto.
A cidade é conhecida também pelo plantio de junco e pela confecção de artefatos produzidos com esse material (esteiras, sacolas, jogos americanos e chinelos de palha com solado de borracha, entre outros produtos).

CALENDÁRIO:
* 30 de novembro: Emancipação Político-Administrativa do Município de Registro.
* 3 de dezembro: Dia do Padroeiro da cidade, São Francisco Xavier.



Praça do Monumento Japonês: Em homenagem às vítimas que faleceram no do Rio Ribeira. Próximo ao KKKK.





Templo Budista: Localizado a 2 km do centro da cidade, na Vila Budista, sua arquitetura estilo japonesa, chama atenção dos visitantes.





Bandeira de Registro.

Uma curiosidade sobre a flor de chá na bandeira: Camélia sinensis, da família das Teáceas, indica uma das riquezas do Município. A camélia, outrossim, em heráldica, é símbolo da vivacidade.





Minha opnião: Registro é uma boa cidade para morar. Muitas pessoas reclamam pela falta de oportunidades e lugares para entretenimento, entretanto, se olharmos para trás é visível o quanto a cidade já melhorou. Ainda não é o sufuciente, mas se analisarmos fatores como: pouca vioência, assaltos, assassinatos,roubos; clima suave; facilidade de locomoção, trânsito calmo; e a tranquilidade - podemos ter ideia de um lugar bom para se morar.

4 comentários:

  1. Obrigada pelo carinho deixado lá no meu blog (:

    beeijos

    ResponderExcluir
  2. Cibeli,gostei muito do visual,do post, e do blog em geral.te seguirei fielmente.Beijos

    ResponderExcluir
  3. o legal seu blog o post tbm saiu show
    www.tecnomoc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa... adorei seu blog!
    Super legal sua idéia de compartilhar suas viagens com as pessoas! Eu amo viajar e principalmente conhecer lugares novos!!
    Essa cidade parece ser muito gostosa!! Adoro essas construções em estilo tradicional!!!
    Se quiser conhecer meu blog, fica o convite!!
    http://sweetbeautyblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir