terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Jonathan Swift

"Quando um verdadeiro génio se mostra ao mundo reconhece-se logo da seguinte maneira: todos os idiotas se juntam e conspiram contra ele. "






"Confessar um erro é demonstrar, com modéstia, que se fez progresso na arte de raciocinar. "



Muito poucos são os que vivem no presente; a maioria se prepara para viver mais tarde.
( Jonathan Swift )





Escritor irlandês nascido em Dublin, considerado como o satirista mais ferino e brilhante na língua inglesa. Órfão de pai, com um ano de idade, foi levado secretamente por sua ama para a Inglaterra, porém dois anos depois, voltou para Irlanda em virtude dos problemas políticos. Passou a infância sob a dependência de seu tio Godwin que o mandou estudar na escola Kilkenny, em Dublim (1673). Na infância teve boa educação mas sofreu constantemente de crises de surdez, mal que o ameaçou pelo resto da vida. Matriculou-se no Trinity College de Dublin (1681) onde só se distingue pelas punições (1682-1686). Recebeu um diploma da congregação (1688) e, com a morte de seu tio, neste mesmo ano, foi para Leicester viver junto de sua mãe. Com ela não dispunha de muito dinheiro para ajudá-lo, é obrigado a procurar um emprego e sustentar-se. Fixando-se em Moor Park, Surrey, tornou-se (1689) secretário do estadista e escritor de grande prestígio, Sir William Temple (1628 -1699). No emprego adquiriu gosto pelos livros e, continuando seus estudos, graduou-se na Universidade de Oxford (1692) e foi ordenado pela igreja anglicana (1695). Nomeado deão da catedral de Saint Patrick, em Dublin (1713) passou a participar ativamente da vida política da Inglaterra. Em 19 de Outubro (1745), surdo e louco, morreu em Dublin e foi enterrado na Catedral de São Patrício, cujo epitáfio em latim escrito em sua lápide, foi escrito por ele mesmo. Entre seus magníficos trabalhos ficaram-se A Tale of a Tub (1704), Gulliver's Travels (1726), um dos maiores sucesso da literatura universal, e Modest Proposal for Preventing the Children of Poor People from Being a Burden to their Parents or the Country (1729).



fonte:http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u531.jhtm

Um comentário:

  1. belo post o/ gostei da frase dele sobre viver no presente. eu sempre pensei assim tbm. não sabia q a viagem de gulliver era obra dele.

    mto bom o seu blog, o conteúdo é super culto e rebuscado gwuhaua mas o título do blog da a impressão de ser um blog pessoal do tipo "uq eu e as minhas amigas fizemos no final de semana" XD imagino q isso afaste um pouco o publico q está interessado nesse tipo de conteúdo

    Visitem nosso Blog Musical:
    http://alvoradadosom.blogspot.com/
    e Feliz Ano Novo ^^

    ResponderExcluir