quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Filmes: Drama

FILMES - PARTE 2 - DRAMA


Continuação:

Diferentemente do post anterior, o qual todos os filmes citados foram assistidos, eu não assisti alguns, mesmo assim, vamos às sugestões:



Ventos da Liberdade

Título Original: The Wind that Shakes the Barley
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 127 minutos
Ano de Lançamento: 2006
Direção: Ken Loach
Elenco:Cillian Murphy,Padraic Delaney,Liam Cunningham,Gerard Kearney,William Ruane,Roger Allam


Sinopse: Irlanda, 1920. Os trabalhadores do interior do país se organizam para enfrentar os esquadrões britânicos que chegam para sufocar o movimento pela independência. Cansado de testemunhar tanta brutalidade, Damien (Cillian Murphy), um jovem estudante de medicina, abandona tudo para juntar-se ao irmão Teddy (Padraic Delaney), que já aderiu à luta armada. Quando as táticas não-convencionais dos irlandeses começam a abalar a supremacia dos soldados britânicos, o governo se vê forçado a negociar e os dois lados discutem um acordo de paz. Nesse momento, na Irlanda, aqueles que estavam unidos pela independência se dividem entre os que são a favor e os que são contra o acordo, deixando os irmãos em lados opostos de uma nova guerra, agora interna.





Michael Collins - O Preço da Liberdade

título original: (Michael Collins)
lançamento: 1996 (EUA)
direção:Neil Jordan
atores:Liam Neeson, Ian Hart, Aidan Quinn, Julia Roberts.
duração: 132 min
gênero: Drama

Sinopse: Um épico do diretor Neil Jordan (o mesmo de Entrevista Com o Vampiro) sobre a controversa vida e morte do líder irlandês que dá título ao filme. No começo do século 19, quando a Irlanda ainda estava sob o domínio da Inglaterra, Collins sobrevive a um ataque de soldados ingleses, forma um movimento republicano, chega a usar terrorismo e acaba sendo intermediário na independência da Irlanda do Sul. O filme mostra este período da história do país e o surgimento do IRA.





Domingo Sangrento

título original: (Bloody Sunday)
lançamento: 2001 (Inglaterra)
direção:Paul Greengrass
atores:James Nesbitt, Tim Pigott-Smith, Nicholas Farrell, Gerard McSorley.
duração: 107 min
gênero: Drama

Sinopse : Misturando documentário e ficção, Greengrass reconta a história do trágico 30 de janeiro de 1972, conhecido mundialmente como o Domingo Sangrento (Bloody Sunday). Naquela ocasião, soldados britânicos assassinaram a tiros 13 civis irlandeses desarmados. O evento aumentou as tensões no Reino Unido, alimentando uma guerra civil e incentivando jovens a entrar para o exército republicano irlandês, o IRA. O filme dá especial atenção à história de quatro homens: Ivan Cooper (James Nesbitt), um defensor idealista dos Direitos Civis, Gerry Donaghy (Declan Duddy), um católico rebelde de 17 anos que namora uma protestante, o Brigadeiro Patrick MacLellan (Nicholas Farrell), comandante das tropas britânicas, e um jovem soldado que trabalha na rádio local. Porém, mais do que um filme de guerra, Domingo Sangrento é um filme sobre a luta pela paz, tendo ecos em conflitos clássicos, como a Guerra de Tróia, e em outros mais recentes, como o conflito entre israelenses e árabes.




O Lutador

Título Original: The Boxer
Gênero: Drama
Duração: 01:53:00
Ano Lançamento: 1997
Diretor(a): Jim Sheridan
Elenco: Daniel Day-lewis; Daragh Donnelly; Frank Coughlan; Sean Kearns; Lorraine Pilkington; Niall Shanahan; John Wall; Maria Mcdermottroe;


Sinopse: Daniel Day-Lewis reata a parceria com o diretor Jim Sheridan --os dois haviam trabalhado juntos no premiado "Em Nome do Pai"-- na pele do boxeador e ex-integrante do IRA Danny Flynn. Após passar anos de prisão por um crime que supostamente não cometeu e romper com seus ex-companheiros de milícia, Flynn precisa enfrentar o poder paralelo do Exército Republicano Irlandês para recomeçar a vida em uma Belfast tencionada pela ocupação britânica.

7 comentários:

  1. Parecem ótimos. Mas domingo sangrento me chamou mais atenção :)

    ResponderExcluir
  2. O Lutador foi bem interessante me deixou focado, interessado, embora tenha alguns errinhos, eu não conseguir tirar os olhos.

    ResponderExcluir
  3. Ai, só filmaço! Domingo sangrento também me chamou a atenção! ja to pesquisando pra baixar e ver!

    ResponderExcluir
  4. oi , estou seguindo seu blog , segue o meu tbm ?
    www.jogandonaparede.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ainda não vi nenhum desses! Vou pegar as dicas! ^^
    Seguindo já floor!
    Bjks! ^^
    Caroline.

    ResponderExcluir
  6. hohoho ólha só que bacana, eu me interessei por aquele "Vento da liberdade" vou ver se eu consiga baixar, Adorei o Post *-*

    ResponderExcluir
  7. Valew pelo coment... Já estou seguindo, até porque adoro filmes, suas dicas serão ótimas pra mim...
    Bjus

    ResponderExcluir